Servidores

A Migrabyte monta, configura e faz a manutenção periódica dos seus servidores.

São vários os motivos que levam a uma empresa necessitar de um servidor: Seja o controle de tráfego da internet pelos funcionários (é possível bloquear e filtrar acessos individuais a páginas específicas, gerar relatórios e economizar banda através de um cache) usando um Servidor Proxy, por exemplo. Usando um servidor de arquivos, a incdência de vírus, trojans e malwares dentro da rede de sua empresa é bastante reduzida. E ainda você pode introduzir acesso remoto ao seu servidor de dados, usando o Terminal Services.

Servidor Proxy

Funcionamento

Você não é obrigado a entender como o squid funciona para colocá-lo em operação, mas, assim como o bom piloto tem noção do que ocorre debaixo do capô do motor, o administrador de redes desempenha melhor suas funções quando sabe o que cada componente do seu sistema faz. Quando configurado para usar a proxy, o navegador muda a sua forma de operação. Ao invés de tentar contactar diretamente os servidores web da Internet, ele contacta a proxy e informa a ela a URL que deseja transferir. A proxy, por sua vez, contacta o site da Internet e transfere o arquivo ou página desejados, entregando-os ao navegador que fez a requisição e armazenando uma cópia temporária no cache, para o caso de algum outro computador da rede requisitar a mesma página em um intervalo de tempo configurável.

Vantagens

Se você tiver um proxy baseado no squid, os computadores da rede local não precisam ter nenhuma forma de acesso direto à Internet para entrar na web e usar o ftp. Sendo assim, você pode concentrar seus esforços de segurança e administração de rede na máquina que roda a proxy.

Uma das maiores vantagens da proxy sobre outras alternativas de conexão -- como o IP Masquerading -- é a existência do cache, que, quando bem configurado, maximiza o aproveitamento do seu canal de conexão com a internet. Os documentos estáticos (imagens, páginas HTML geradas estaticamente e outros) solicitados por qualquer uma das máquinas da sua rede ficam armazenados também no servidor, e caso outra máquina da rede solicite o mesmo documento, ele é fornecido a partir do cache, economizando assim a linha com o provedor Internet, que normalmente é de velocidade bem mais baixa do que a rede local que liga as máquinas clientes ao servidor Proxy.

Outra vantagem importante é o nível de controle oferecido. O squid permite criar regras avançadas de restrição de acesso, podendo definir que determinados micros terão acesso irrestrito, outros podem acessar apenas um determinado conjunto de sites, e outros ainda podem acessar qualquer site. É possível restringir um determinado conjunto de sites cuja URL possua uma determinada palavra ou expressão regular. Estas regras podem variar de acordo com o horário, permitindo a criação de regras que restrinjam o tráfego no horário de expediente, e liberem nos horários de menor demanda. Veremos alguns exemplos destas regras mais adiante.

Servidor de dados (Arquivos) Linux

O Linux para atuar como servidor de arquivos para redes com terminais Windows. São inúmeros clientes que desfrutam da segurança e estabilidade desta solução. Em vários casos, temos mais de 5 servidores interligados, inclusive conectados remotamente.

É ideal para quem pretende ter um bom desempenho do seu servidor aliado a segurança da plataforma Linux, sendo que substitui plenamente servidores Novell e Windows.

Podemos aplicar este servidor das seguintes formas:

  • Servidor de arquivos para aplicações nativas Linux;
  • Servidor para aplicações plataforma DOS
  • Servidor para aplicaçõess plataforma Windows;

O Linux pode atuar como o seu servidor master, ou simplesmente como um servidor auxiliar. Esta integração é feita por intermédio do SAMBA.

SAMBA que nada mais é que a tradução do protocolo SMB para o Linux,ele faz a ligação entre o sistema de arquivos nativo do Linux, com o sistema de arquivos padrão Windows, posibilitando desta forma que um microcomputador possa escrever e salvar arquivos em suas pastas Linux que estão compartilhadas.

Vantagens:

  • Servidor seguro, imúme a vírus;
  • Não é necessário a compra de novas licenças de servidor toda vez que um novo terminal é implantado na sua rede;
  • Estabilidade, não tranca;
  • Facilidade caso ocorra necessidade de susbtituir algum ítem do hardware de seu servidor;
  • Maior desempenho em relação aos outros sistemas operacionais;
  • É gratuito;
  • Fácil de aumentar seus dispositivos de armazenamento;
  • E o principal as permissões onde cada usuário pode ter acesso a determinadas pastas ou não.

Terminal Services

O que é:

O Terminal Services trabalha com tecnologia Client/Server, onde o serviço fica instalado em um Servidor com o Windows Server 2003 e diferentes clientes podem se conectar ao servidor.

Vantagens do uso do Terminal Services

  • Com o uso do Terminal Services no modo de compartilhamento de aplicações, fica fácil para instalar aplicações e mantê-las atualizadas, uma vez que a instalação precisa ser feita apenas no servidor e não em cada estação da rede.
  • O Cliente pode rodar, inclusive em outros Sos. Por exemplo, existem programas clientes para Terminal Services, fornecidos por terceiros, para se conectar através de uma estação trabalho UNIX, Linux, Macintosh dentre outros. Ou seja, pode haver um cliente UNIX na rede, conectado ao Terminal Services e utilizando o MS-Word 2007, por exemplo.
  • É possível também criar um modelo “misto” de Workstation, no qual o cliente tem o Windows instalado e alguns programas de uso específico, instalados localmente. Já programas de uso em comum na empresa, tais como, Word, Excel, Access, E-mails Etc.., o cliente acessa via Terminal Services. Com isso, é possível manter um ambiente padronizado e de fácil manutenção para as aplicações utilizadas pela empresa no geral.
  • Para cada User que se conecta via Terminal Services é criada uma sessão completamente isolada das demais sessões. Ou seja, se um programa apresentar problemas e travar a sessão de um dos outros Users conectados, as demais sessões continuarão sendo executadas normalmente e não serão afetadas.
  • Outra área muito importante e vantajosa onde o Terminal Services pode ser utilizado é para oferecer acesso a usuários remotos, tais como vendedores que trabalham com Notebooks para acessar a rede da empresa ou funcionários que trabalham em casa mas precisam ter acesso aos recursos da rede da empresa. Estes usuários podem fazer a conexão à rede da empresa usando uma linha discada a ter acesso aos aplicativos que precisam via Terminal Services.